sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Um novo olhar - inspiração Montessori


   Desde que soube que estava grávida idealizei um quarto lindo para meu filho, com decoração, berço, cômoda e detalhes que embelezariam o local e facilitariam o dia-a-dia dos cuidados com o bebê. Este quarto se tornou real, com cortina sob medida, berço majestoso e lindo, principalmente quando o Nathan estava fazendo parte dele.
   O tempo foi passando e mudanças vieram. Na nova casa, com o Nathan se locomovendo bem mais. O quarto era um local apenas para dormir, não havia local para brincar e nem tinha um espacinho para ele sentar e ficar por ali. Todo o espaço era ocupado por berço, cômoda, poltrona e guarda-roupa.
   Paralelo a isso, a preocupação do Nathan cair do berço, o calor, dificuldade de fazê-los dormir. Enfim, muitos incômodos!
   No decorrer desse tempo li muitas coisas, pesquisei, me informei sobre educação, estímulos para bebês, atividades, brincadeiras. Novas formas de pensar, novo jeito de agir. A cada texto aprendia algo, a cada leitura mudanças. E foi assim quando comecei a ler sobre Maria Montessori, uma ousada médica que iniciou suas atividades trabalhando com crianças especiais e posteriormente criou uma metodologia de ensino que valoriza a individualidade, liberdade e organização no ambiente da criança.
   Com as leituras fui transformando conceitos dentro de mim e me abrindo para um novo olhar. Olhar a criança como um ser que precisa ser compreendido e valorizado. Para isso, mudanças na casa precisariam ser feitas. Olhar a criança como indivíduo em constante aprendizado. Para isso, atividades em que ela pudesse desenvolver habilidades com alegria e entusiasmo. Olhar para a criança com um ser livre e com autonomia. Para isso, oferecer espaços adaptados onde pudesse brincar e se desenvolver.

   Novas ideias formadas, vontade de fazer e necessidade de mudar. Ingredientes necessários para transformarmos o quarto do Nathan em um espaço para ele e não para nós. Em um local onde ele gostasse de ficar, pudesse brincar e que tivesse elementos que contribuiriam para seu desenvolvimento.
   Primeiro passo, desmontar o berço. Colchão no chão para ele poder ir e vir, deitar na sua cama quando quiser, ter liberdade para se jogar em seu colchão e se levantar para me chamar quando precisar. 
  Segundo passo, brinquedos organizados ao seu alcance. Até então os brinquedos ficavam em uma caixa, onde tudo ficava jogado. O resultado é que ele só brincava com os que estavam na superfície da caixa e nem lembrava dos que estavam embaixo. Outro fator é que esta forma de guardar brinquedos não estimula a criança a ter clareza e organização com suas coisas. O que ela aprende é a jogar tudo dentro da caixa e tirar tudo quando quiser brincar. Prateleiras, estantes são ótimas para dividir os brinquedos, organizar, ensinar a criança a guardar e deixar tudo a mostra para ela.
   Terceiro passo, painel de fotos, com imagens das pessoas queridas, parentes, amigos próximos para ele lembrar, aprender os nomes. As fotos podem ser sempre trocadas e além de fotos podem ter imagens de animais, paisagens e coisas significativas para a criança.
   Quarto passo, mesinha com cadeiras para ele sentar, pintar e brincar. Trouxemos a mesa da sala para o quarto e encontramos um lugarzinho para ela.


   Quinto passo, pequenos detalhes para deixar o quarto mais aconchegante. Colocamos um tapete na frente da prateleira dos brinquedos. Alguns objetos para ele puxar na porta do guarda-roupa, tapete de E.V.A ao lado da cama e muito amor ao longo de todo o processo.
   Sexto passo, testar como vão funcionar todas essas mudanças. O resultado foi incrível! Ficamos felizes desde o primeiro momento! A mudança para a caminha no chão foi um sucesso. É só deitar ao lado dele na cama para pegar no sono. As brincadeiras também ficaram mais divertidas. O Nathan adorou ficar no quarto brincando. A casa ficou mais organizada. Nada de brinquedos e mais brinquedos jogados pela sala. Seu quarto é um sucesso total! Todos que vem visitá-lo querem ficar no quarto. Sentam na cama, brincam no chão à vontade e felizes.


   Além das mudanças no quarto, fizemos algumas adaptações na casa, como objetos que ele possa brincar em cada ambiente. Escada (ler “Minha querida escada”) para ele ter acesso a locais antes “proibidos”. Inclusão do Nathan nas atividades rotineiras da casa, como lavar a louça, lavar a roupa, arrumar a cama, organizar a casa. Tudo feito com alegria e brincadeira.
   Essas mudanças começaram em Janeiro, quando Nathan tinha 1 ano e 4 meses, e continuam até hoje. Sempre estamos pensando em novas formas de adaptar nossa casa para que o Nathan se sinta parte integral deste lar e possa participar ativamente de tudo que acontece por aqui. A felicidade dele é visível quando é incluído em algo. Tudo fica mais calmo e divertido!


   Recentemente organizamos o cantinho da música, com uma estante para colocar os instrumentos musicais dele. O legal é que ele sabe onde fica cada coisa, que os instrumentos são naquela estante, os livros na outra...
   Em breve novas mudanças... Novas ideias, necessidade de espaço, criança se desenvolvendo... A cômoda dará espaço a uma cabana e novos brinquedos farão parte do cenário. Estar atento a tudo e agir frente a isso muitas vezes impede uma ambiente com ânimos irritados e estresse, favorecendo assim ao desenvolvimento sadio da criança.
   Ao longo deste processo, fiz algumas pesquisas em blogs e sites. Segue abaixo algumas indicações:


   A criança dá a dica, mostra as mudanças, indica seus incômodos. Se estamos atentos, podemos abraçar tudo isso e ir além, proporcionando um ambiente familiar rico, interessante, alegre e estimulante para a criança.

     Comemoração do aniversário de Maria Montessori - 142 anos - 31.08.12

4 comentários:

  1. Ola : )
    Muito legal ler e ver as adaptações na sua casa. Adorei. A diferença é vivida a cada dia que passa, com o filho pequeno crescer com liberdade e participando ativamente da vida familiar.Parabéns : )

    Eu linkei este seu post la no meu blog e estou te seguindo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Nossa.... esclarecedor!! Eu vivo buscando informações para ver se estou fazendo tudo certo de acordo com a pedagogia montessori. Você descreveu tudo claramente e as fotos estão show! Parabéns e Obrigada pelas dicas!!! BeijoBeijo. Andrea e Lara. http://coisas-da-lara.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Muito bacana seu post! Me estimulou bastante! O único receio que tenho é que meu pequeno João Vitor de 01 ano e 03 meses sofre com rinite alérgica e eu e meu marido temos receio de colocar o colchão no chão. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Woww! Estou montando o quarto Montessoriano para o meu filho e achei super bem idealizado no seu texto. ;) Beijos

    ResponderExcluir